- Tempo de Preparo: 10m
- Tempo de Cozimento: 40m
- Tempo Total: 1h
- Serve: 4 pessoas
Ingredientes
- 2 peças de ossobuco
- 100 ml de vinho tinto
- sal
- 4 dentes de alho
- pimenta do reino
- alecrim
- folhas de louro
- óleo
- sal
- 1 cebola picadinha
- 2 latas de tomate pelado
- 1 bouquet garni (opcional)
Instruções
- Um dia antes tempere sua carne: coloque o sal (para duas peças são aproximadamente 1 colher de chá de sal) o alho fatiado, pimenta moída na hora, folhas de alecrim e louro. Tampe e deixe na geladeira.
- Abra as latas de tomate pelado, corte os tomates, pode ser na faca ou pode pulsar no processador, reserve. Pegue sua panela de pressão, coloque óleo e deixe esquentar um pouco. Sele suas peças de ossobuco, uma por vez, para não juntar água e ficar bem dourado. Separe as peças em um prato. Na mesma panela refogue a cebola até ficar transparente e então coloque uma peneira sobre a panela e jogue o vinho. Mexa um pouco tirando os pedaços de carne que ainda pode estar grudado na panela. Volte as peças de ossobuco na panela, coloque os tomates e coloque meia colher de sopa de sal (deixe para colocar mais no final se precisar). Se for colocar o bouquet garni coloque agora, tampe sua panela e deixe pegar pressão. Pegando a pressão transfira para uma boca de fogão pequena e deixe no fogo baixo. Marque 40 minutos, quando minha peça de ossobuco está mais alta eu deixo 50 até 60 minutos. Mas, o fogo precisa estar realmente baixo, senão pode queimar seu molho no fundo da panela.
- Dado o tempo, desligue a panela e deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela e verifique se sua carne está macia e acerte o sal do molho. Veja se o tutano saiu do osso e se espalhou no molho, se não tire o tutano, enfiando uma faca ou com uma colher de café , volte ele para o molho e mexa. Sirva com o acompanhamento de sua preferência.
Deixe um comentário