Essa é minha torta de limão preferida, sem massa de bolacha. Massa de torta mesmo, mas massa fácil, feito rapidinho, sem frescura. A torta de limão é um clássico das sobremesas brasileiras, simples de fazer e agrada geral, não conheço sobremesa melhor para levar quando vou na casa em alguém.
Observações sobre a receita:
Massa
Essa massa consegue encher uma forma de 28cm de diâmetro, porém, para ficar harmoniosa a quantidade de massa e recheio sugiro uma forma entre 23-25 cm, não maior que isso. Se quiser fazer na de 28cm pode dobrar a quantidade de recheio. Nas outras formas sobra um pouco de massa, que eu uso para fazer bolachinhas ou faço algumas mini tortinhas, asso e congelo, assim tenho uma sobremesa prática e rápida um outro dia.
Recheio
O recheio é o mais simples possível, simplesmente misture os ingredientes e pronto! Sugiro usar o limão taiti, ele tem sabor mais presente e engrossa melhor o creme. Para você cortar a torta e seu creme estar firme, sem escorrer faça a torta com antecedência e deixe algumas horas na geladeira antes de servir.
RECEITA
Massa
- 300g de farinha (2 xícaras)
- 150 g de manteiga em cubos
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sobremesa de fermento químico
- 1 ovo
1- Pré-aqueça seu forno em 180 °C. Misture todos os ingredientes e distribua a massa em uma forma de 23-25cm de diâmetro. Se estiver um dia mais fresco você consegue abrir a massa no rolo e então passar para forma, mas em dias quentes, simplesmente coloque a massa na forma e vá arrumando com sua mão até que ela esteja bem distribuída pela forma (vai sobrar um pouco de massa, leia no texto acima o que fazer com ela).
2- Com um garfo, fure a base da sua massa e leve para assar por cerca de 30 minutos, ou até estar dourada. Retire do forno e deixe esfriar.
Creme de limão
- 1 lata de leite condensando
- 1 lata de creme de leite
- Sumo de 1 ½ limão Taiti (você pode raspar a casca antes de espremer e guarda-las para enfeitar a torta no final)
1 -Misture tudo em uma tigela e reserve.
Suspiro
- 2 claras
- 1 colher de chá rasa de fermento químico
- 1 xícara de chá de açúcar
- ½ xícara de chá de água
1- Bata as claras em neve com o fermento até dobrar de tamanho. Desligue a batedeira.
2- Coloque a água e o açúcar em uma panela pequena e leve ao fogo, deixe em fogo baixo até o ponto de fio. O ponto de fio é quando colocamos uma colher na calda e ao puxar para cima um leve e rápido fio se forma, ou invés de gotas.
3- Ligue a batedeira de novo (velocidade média) e vá despejando a calda devagar, em fio, até acabar. Depois continue batendo na velocidade máxima até o seu merengue estar totalmente frio.
4- Com a massa fria monte sua torta, colocando o creme e depois o suspiro. Opcional queimar um pouco o suspiro com maçarico e finalizar com raspas de limão. Deixe na geladeira por algumas horas antes de servir.
Bom apetite!
Ló
Deixe um comentário