Sei que a receita de pudim de leite condensado é de domínio público, todo mundo faz igual. Mas, eu fiz questão de pegar a receita da minha avó.
Deu tudo certo, mas o pudim que deveria assar em 40 minutos assou em 2 horas. Depois, conversando com a minha avó, descobri que ela põe uma tampa na forma. Talvez esteja aí a explicação.
A ausência de furos na massa é uma questão simples. Além de tirar a espuma que fica por cima da massa depois de bater, o pudim não pode ferver no forno, o por isso do banho maria, temperatura média e cozimento lento.
Essa é uma ótima receita para fazer de véspera e que agrada geral.
Espero que gostem!
Beijos, Ló
Pudim de Leite Condensado da Vó Tina
Rende um pudim pequeno – forma furada de 20cm
Ingredientes
Calda
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
Pudim
4 ovos
1 lata de leite condensado (395g)
1 1/2 medida da lata de leite integral
1 colher de chá de baunilha
Modo de Preparo
1-Ligue o forno a 180°C. Prepare uma forma maior, que caiba sua forma de pudim dentro em banho maria. Coloque para esquentar água suficiente para cobrir 2 dedos da forma.
2- Prepare a calda: coloque a água e o açúcar em uma panela, de preferência de fundo claro, como inox, ligue o fogo baixo e deixe, sem mexer, até ficar cor de caramelo.
3- Pegue a forma que fará o pudim e jogue a calda nela, passando bem pelas bordas.
4- Coloque a forma com a calda dentro da forma com água quente para o banho maria.
5- Bata no liquidificador todos os ingredientes do pudim por alguns minutos. Com a ajuda de uma colher retire a espuma que ficar por cima.
6- Coloque a mistura de pudim na forma, tampe e leve para assar. O tempo para assar é de cerca de 1 hora. Para verificar o ponto passe uma faca e ela deve sair lisinha.
7- Retire do forno, espere esfriar e desenforme. Se ficar muita calda grudada na forma, esquente um pouco no forno ou na boca do fogão e despeje sobre o pudim.
8- Leve para geladeira, sirva gelado.
PS: Essa receita foi postada em 2011 e atualizada com fotos e modo de fazer em 27/03/2022
Deixe um comentário