Eu amo molho de ossobuco, acho saboroso, encorpado e ao mesmo tempo é clássico, agrada geral. Para mim esse é um prato ótimo para receber amigos e família para um almoço: não precisa finalizar na hora deixando que eu também sente na mesa e converse ou corra com outro prato. Também porque é versátil, no frio e principalmente à noite gosto de servir com polenta, no almoço fica perfeito com macarrão, nhoque e quando sobra também coloco em um potinho para petiscar com pão.
Adoro fazê-lo na panela aberta e deixar 4 horas cozinhando , o aroma do prato se espalha pela casa e abre o apetite de todo mundo,(veja receita AQUI) mas aos sábados e domingos sempre foi o dia de passear com as crianças, levar aos parque, andar de bicicleta na rua, também não quero perder isso, então adaptei esta querida receita para a panela de pressão.
Dicas para a receita
Na pressão, optei por usar o tomate pelado para deixar o prato ainda mais prático, mas não abri mão de temperar a carne no dia anterior, embora também já tenha feito sem isso, temperando uma ou duas horas antes.
O que faz uma grande diferença no sabor do molho é selar adequadamente a carne. Você precisa fazer como um bife, fogo quente, uma peça por vez (a não ser que sua panela seja muito grande e seu fogo bem forte), deixar bem dourada dos dois lados. Isso é bem importante para o molho ficar bom, seja na pressão ou na panela aberta.
Nem sempre eu uso um bouquet garni (ramos de ervas frescas amarrados), mas dá um sabor mais complexo para o molho. Gosto de colocar manjericão, salsinha, oregano, as vezes alecrim, mas bem pequeno, o sabor dele fica bem forte.
Gravei um vídeo no YouTube mostrando o passo-a-passo desta receita, não deixe de assistir 🙂
Espero que também amem essa receita e lembre-se de me marcar no Instagram @cozinhadalo quando fizer .
Beijos, Ló
Jorge Okamoto says
Acabei de passar no seu vídeo e vim ler os passos. Obrigado.
Ló says
Oi Jorge,
Legal! Faz aí e depois me conta!
Abraços, Ló