Para este blog o ano está começando agora! Apesar de sempre presente nas mídias sociais (segue a gente!) os posts do blog ficaram de férias escolares :). Para este retorno nada melhor do que algo saudável para ser incorporado na sua rotina deste ano, não é?
O suco e eu
O hábito do suco matinal começou na minha vida em 2010. Eu tenho o estomâgo super sensível e depois de muitas mudanças na minha vida pessoal os problemas no estômago apareceram. Na época, eu morava em Minas e encontrei um médico maravilhoso em BH. Ele me disse que a melhor cuidado com o meu estômago seria um bom copo de suco de laranja fesco, em jejum, logo ao acordar. Segundo ele, uma boa dose de antioxidantes que traria uma boa proteção. Eu adotei sua prescrição e até agora tem funcionado super bem.
Meus sucos matinais foram, por muito tempo, apenas o tradicional suco de laranja que,por um período, eu alternava com vitaminas – suco de laranja com mamão e banana – e, na Holanda, suco de laranja com framboesa e banana. Depois começei a fazer gelos de couve, e o suco começou a ser batido com gelos de couve como variação. Com o tempo, as variações foram muitas: suco verde, suco vermelho, detox e por aí vai. Meu preferido é o de laranja puro (ou vitamina) e o de melancia com beterraba e limão.
A dificuldade
Porém, no ano passado, por muitos dias eu não consegui fazer meu suco matial. A rotina da manhã se tornou um pouco acerelada e eu me vi em várias manhãs sem tempo para prepará-lo. Este ano minha filha mudou de escola e temos que sair de casa 1 hora mais cedo. O suco simplesmente ficou impossível. Imagino que esta rotina pela manhã seja difícil para muitas pessoas.
A solução
Mas não podemos desistir facilmente de hábitos que nos trazem grandes benefícios para a saúde, como é o caso do suco para mim. Então resolvi congelar o suco para os dias que não dá para fazer. Não é a mesma coisa (claro!), mas com certeza é melhor do que não tomar.
Para congelar eu comprei sucos que vem em garrafas de vidro para reaproveitar as garrafas. Sempre tomo o cuidado de higienizar as garrafas com água quente. Eu não quis utilizar as garrafas de plásticos, pois há muitos estudos mostrando que substâncias nocivas migram para os alimentos. E se a idéia é buscar saúde…
Faço o suco, já coloco imediatamente na garrafa e congelo em seguida. À noite, depois do jantar, tiro o suco do congelador e deixo na geladeira, de forma que na manhã seguinte o suco já está perfeitamente descongelado. Coloco no copo, espremo 1/2 limão e tomo.
Os sucos
Gelo de couve: Vamos começar pelo gelo de couve, a base para quem quer fazer o suco verde. Eu gosto de comprar a couve para o suco na feira de orgânicos, também aproveito e compro um maço de hortelã que deixará o suco bem mais gostoso. Já chego em casa, lavo, tiro os caules e rasgo as folhas, colocando-as no liquidificador. A quantidade de água – sempre mineral ou filtrada – é o mínimo necessário para seu liquidificador bater. Quando tem hortelã, já misturo nesta hora. Bato bastante, até estar o mais líquido possível. Você pode ou não coar para fazer o gelo – sem coar você tem muitas fibras, bom para intestinos preguiçosos, mas pode soltar demais os intestinos regulados. Eu, particularmente, não gosto da textura do suco com pedaços, prefiro tudo coado. Depois de preparado é só colocar em forminhas de gelo e os levar ao freezer. Meu gelo fica bem verdinho, bem concentrado e eu uso um gelo de couve por copo de suco.
Suco de laranja: Uso máquina de espremer laranja. Depois bato com outros ingredientes, como outras frutas frescas ou o gelo de couve.
Demais sucos: Uso aquela centrífuga para suco. Como o suco de melancia: coloco duas fatias grandes de melancia, um pedaço de gengibre, uma beterraba pequena e centrifugo tudo. Na hora de tomar, espremo meio limão. Acho esta máquina de suco fantástica, uso muito a minha. Ela é perfeita para fazer o suco detox da famosa Andrea Henrique, que é a escritora do livro Detox, que eu amo, e chef do restaurante Pomar Orgânico, no Rio de Janeiro. Vou deixar a receita deste suco, abaixo.
Sucos prontos: Há também algumas alternativas de sucos naturais prontos. O único que eu realmente conheço e já tomei, e por isso posso indicar, é o do sítio de orgânicos A Boa Terra. Eles fazem um trabalho muito sério na plantação de orgânicos e vendem os sucos congelados.
Acho que o consumo de sucos naturais logo pela manhã, antes de ingerirmos outros alimentos, trazem muito benefícios para nossa saúde, seja do que for o suco. Faça do que mais gosta, ou da fruta que tiver em casa. Às vezes compro uma caixa de pêras ou de pêssegos e quando percebo que estão para estragar, é só colocar tudo na centrífuga de sucos e o resultado é sempre maravilhoso.
Espero que estas dicas tenham ajudado, qualquer dúvida é só deixar nos comentários!
beijos, Ló
Deixe um comentário