Nunca tinha visto uma receita de focaccia integral, tampouco comido uma. Mas, folheando meu livro de receitas (Apples for Jam) achei que seria a opção perfeita para um jantar descontraído e saudável. E foi ! Está é também uma boa ideia para servir como aperitivo em um jantar: foccacia, aspargos, tomates, queijos, um antepasto de berinjela (veja receita AQUI), azeite e uma pimenta de moer na hora. Proposta simples, descontraída, mas que irá impressionar seus convidados 😉
Para acompanhar nós comemos apenas aspargos, tomatinhos cerejas e manteiga, mas confesso que um presunto cru ficaria delicioso…. O aspargo tem propriedades diuréticas e muitos outros apelos nutricionais, por isso vale a pena inclui-lo na sua rotina. O melhor preço de aspargo eu acho no Pão de Açúcar.
Queria ressaltar também a importância de você achar uma boa farinha integral. As melhores são as orgânicas, porque simplesmente são realmente farinhas integrais, sem acréscimo de fibras ou farelos, o que deixa a farinha muito pesada. A farinha que eu mais gosto no momento e, que tem um ótimo custo/benefício, é a Mirella, que eu também só encontro no Pão de Açúcar.
Esta é uma receita simples e fácil de fazer. Um “pão” sem ovo e com pouca gordura. No café da manhã fizemos lanche com o que sobrou, cortando o pão ao meio e ficou perfeito!
Vou experimentar fazer também a foccacia branca como pizza, assim como é vendido em vários lugares na Itália 😉
Beijos, Ló
Carmen says
Não conhecia essa com farinha integral, vou esperimentar. Obrigada pela receita
Ló says
Eu que agradeço o comentário! Beijos, Ló