Eu sou grande admiradora da cultura japonesa, culinária, modo de vida, comportamento. Faz tempo que queria aprender algumas receitas japonesas mas não sabia onde encontrar algo que fosse realmente de origem japonesa, mas sem ser escrito em japonês. Daí o filho de uma amiga casou com uma japonesa que morava nos EUA, ótima pessoa para me indicar um livro japonês escrito em inglês. Melhor que isto ele me indicou um blog de receitas de uma japonesa que mora nos EUA (obrigada!!!).
Amei o blog, Just One Cookbook, amei as receitas, fiquei com água na boca, com vontade de experimentar tudo. Primeiro pensei que os ingredientes seriam uma dificuldade, mas, para minha surpresa, achei tudo no supermercado perto da minha casa. Não sei se este supermercado é muito bom, ou se estas coisas são fáceis de encontrar. Para quem não tiver acesso lembre-se: a compra na internet é uma grande aliada.
Para ajudar, no blog japonês ainda tem passo-a-passo e vídeo de quase todas as receitas. Isso é muito bom quando estamos explorando coisas que não são familiares. Por isso fiz também o vídeo em português para vocês 😉
Aprendi que existem várias formas de fazer DASHI, o caldo japonês que é base para várias receitas. Esta foi feita com o dashi que leva peixe bonito desidratado, então tem gosto de peixe, mas tem como fazer o caldo sem o peixe também, ou com cogumelos…. Mas, eu amo peixe! Mas, na verdade eu, sem querer, mudei um pouco a receita, colocando metade da quantidade indicada de peixe. Como gostamos do resultado assim e achamos o peixe forte o suficiente, passei a fazer assim. Se você quiser provar a receita do blog citado acima use 30g de bonito desidratado ao invés dos 15 que eu sugiro na receita.
Uma surpresa para mim foi o macarrão SOBA, quando vi a cara dele achei que não seria tão gostoso. Mas, eu amei. Já fiz até outros pratos com ele e achei que ficou delicioso. Este macarrão é feito de trigo sarraceno, então é uma alternativa legal para quem não pode comer glúten.
Tenho vontade de tomar esta sopa todo dia que está frio, sem brincadeira!!
Como o dashi é a base para outros pratos japoneses, eu dividi a receita deste post em 2, a primeira receita está apenas o caldo da sopa, o dashi. Na segunda receita está a montagem da sopa da foto acima. E tem também o vídeo para ilustrar as etapas.
Espero que amem tanto quanto eu!
Sayônara, Ló
Deixe um comentário